Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
A Igreja Ortodoxa Sérvia (em sérvio: Српска православна црква / Srpska pravoslavna crkva) ou Patriarcado Sérvio (em sérvio: Српска Патријаршија) é uma Igreja Ortodoxa autocéfala canônica sediada na Sérvia, mas com jurisdição sobre toda a antiga Iugoslávia. O Primaz da Igreja recebe o título de "'Arcebispo de Peć, Metropolita de Belgrado-Karlovci e Patriarca da Sérvia", com residência em Belgrado.
A maioria da população da Sérvia, Montenegro e da entidade Republika Srpska da Bósnia e Herzegovina são membros da Igreja Ortodoxa Sérvia. Está organizado em metrópoles e eparquias localizadas principalmente na Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Croácia. Outras congregações estão localizadas na diáspora sérvia.
A Igreja Ortodoxa Sérvia é autocéfala, ou eclesiasticamente independente, membro da Comunhão Ortodoxa. O Patriarca sérvio é o primeiro entre iguais em sua Igreja. Seu atual Primaz é o Patriarca Porfírio, eleito em 18 de fevereiro de 2021 como sucessor de Irineu, entronizado em 19 de Fevereiro de 2021. A Igreja alcançou o status de autocéfala em 1219 sob a liderança de São Sava, tornando-se o Arcebispado independente de Žiča. Seu status foi elevado ao de patriarcado em 1346 e ficou conhecido depois como o Patriarcado Sérvio de Peć.
Este patriarcado foi abolido pelos turcos otomanos em 1766,[carece de fontes?] embora a Igreja sérvia continuasse a existir com seus exarcas em territórios povoados por sérvios no Império Otomano, a Monarquia dos Habsburgos, a República de Veneza e o Primeiro Império Francês. A Igreja Ortodoxa Sérvia moderna foi restabelecida em 1920 após a unificação[carece de fontes?] do Patriarcado de Karlovci, a Metrópole de Belgrado e a Metrópole de Montenegro.